Serviços de telecomunicações mais caros em Portugal face à União Europeia


Um estudo recentemente publicado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) revela que, entre o final de 2009 e abril de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,7%, enquanto que na União Europeia (UE) diminuíram 10,4%.


Todos os estudos elaborados pela Comissão Europeia, pela OCDE e pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), nos quais a ANACOM se baseia, evidenciam que os preços dos pacotes de serviços e das ofertas individualizadas de banda larga fixa e de banda larga móvel em Portugal estão acima da média da UE.

De acordo com a ANACOM, três fatores contribuem para esta divergência de preços entre Portugal e a UE. Em primeiro lugar, a grande maioria dos pacotes de telecomunicações obriga a contratar o serviço telefónico fixo. Apesar de apenas 65% das famílias com telefone fixo usarem realmente este serviço, a inclusão de serviço telefónico fixo pode agravar a mensalidade das telecomunicações até 6 euros.

Em segundo lugar, os pacotes de telecomunicações disponibilizam um número de canais de televisão muito significativo, apesar de os utilizadores tenderem a assistir a um número reduzido de canais de forma regular. Com efeito, existem pacotes em que a oferta inclui um número de canais que pode chegar aos 200, resultando num agravamento da mensalidade até 15 euros.

Em terceiro lugar, os plafonds de tráfego de voz e mensagens atingem 3.500 minutos/mensagens, quando, no final de 2019, o tráfego médio mensal dos serviços móveis, considerando todos os utilizadores efetivos e excluindo M2M e PC/tablet, era de 204 minutos e 103 SMS. No caso da voz fixa, existem ofertas que proporcionam mil minutos de chamadas internacionais, mas apenas são utilizados, em média, cinco minutos por mês.

Perante estes números, a ANACOM destaca a proliferação nalguns mercados dos designados ‘skinny bundles’, em que o número de canais e plafonds de tráfego são mais reduzidos e a respetiva mensalidade também. Nestes casos, parece existir um maior equilíbrio entre diversidade de escolha, liberdade de escolha e acessibilidade de preços.
O Payper oferece suporte para telecomunicações, através do qual poderá comparar os seus gastos com outras ofertas disponíveis no mercado. Esta funcionalidade permite ajustar a sua pesquisa por serviços de telecomunicações, de acordo com diversas características dos serviços.

Com o Payper poderá, por exemplo, definir os tipos de serviço a incluir nos pacotes pretendidos: televisão, internet fixa, telefone fixo, telefone móvel e internet móvel. Adicionalmente, poderá ajustar cada tipo de serviço às suas necessidades (e.g., número de canais de televisão, largura de banda da internet fixa, tráfegos no telefone móvel).
Caso encontre uma oferta de telecomunicações adequada às suas preferências, poderá facilmente proceder à adesão através do Payper, que acompanha todo o processo de adesão.

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