Compensa instalar um painel solar em finais de 2020?

Esta é uma das perguntas mais frequentes da comunidade Payper, pelo que estudámos aprofundadamente o mercado das energias renováveis e procurámos a melhor forma de ajudar a nossa comunidade, em poucos passos, a simular qual a poupança e o retorno do investimento na instalação de um painel fotovoltaico.




De uma forma genérica, podemos responder que sim – nunca como agora é tão vantajoso investir em painéis solares! Segundo os nossos simuladores, para uma vivenda com um consumo médio de 75€ por mês, considerando o incentivo fiscal disponibilizado, podemos ter retorno do investimento inferior a 1 ano e meio.

Sinal disso, é ver o dinamismo do mercado, com várias ofertas novas lançadas por comercializadores, tais como a EDP, Iberdrola, Galp, entre outras, em resposta aos incentivos fiscais lançados.

No entanto, no meio de toda esta oferta, como saber a potência mais adequada a instalar, os custos envolvidos e as poupanças anuais?
Foi para ajudar a comunidade Payper que lançámos uma nova área de avaliação de ações de Eficiência Energética.

Como funciona o simulador de produção solar do Payper?

A partir das leituras do contador, extraídas das suas faturas, sabemos exatamente quanto consome nos períodos tarifários de cheias e pontas (períodos de produção solar). É a partir destes valores que sugerimos qual a potência do painel solar a instalar, para minimizar a injeção de energia na rede – as quais, para um cliente residencial de autoconsumo, habitualmente não são remuneradas. Ou seja, se consumir 14 kWh, nos períodos de pontas e cheias, uma vez que esses períodos abrangem 14 horas (começam às 08h e terminam às 22h), quer dizer que o seu consumo médio é de 1 kWh, representando um consumo constante de, aproximadamente, 1.000W.

Claro que aqui estamos a simplificar um pouco, pois não sabemos exatamente como é que o seu consumo se distribui durante as horas do dia, mas permite estimar com um erro baixo, o seu consumo médio neste período.

É a partir desse consumo que sugerimos a potência do painel solar a instalar.


A partir daqui o algoritmo fica um pouco mais complicado mas, de forma simplificada, consideramos o seguinte:

  • A localização do imóvel (concelho), extraído automaticamente das suas faturas, é usada para obter a radiação solar anual média (informação obtida através da plataforma https://solargis.info).
  • Analisando os diagramas de carga de mais de 500 painéis solares, instalados em diferentes locais do país, obtivemos a produção média anual, indexada à potência do painel instalado. Essa é a constante que usamos para calcular qual será a produção média anual (*).
  • Extraindo, da sua fatura, o valor pago nas tarifas de cheias e pontas, e considerando a respetiva proporção de cada tarifa para a percentagem média de energia solar produzida em cada ciclo horário, calculamos o valor exato que paga pela eletricidade nesses horários.
  • Usando um algoritmo de curva quadrática, estimamos quanta da energia produzida não será consumida e será injetada na rede.
  • Finalmente, sabendo quanto paga pela eletricidade (kWh), a energia média produzida pelos paineis solares e a média da energia que se “perde” a injetar na rede, é fácil calcular qual a poupança anual.

(*) Como referido, os valores de poupança anual dependem de vários fatores, nomeadamente a orientação e inclinação do painel, a temperatura e, claro está, as condições meteorológicas. Apesar de fazermos o maior esforço para apresentar um valor o mais aproximado da realidade, é provável que, no seu caso concreto, possa ter poupanças superiores ou inferiores aos valores apresentados.

Qual é o preço, com instalação, de um kit solar completo?

Verificamos que não é nada fácil obter uma estimativa dos custos dos painéis solares, dos inversores, e dos serviços de instalação, pelo que temos vindo a manter uma base de dados com vários instaladores e respetivos preços de kits solares completos.

Uma vez que, para a grande maioria da comunidade, será necessário incluir os custos de instalação, o cliente pode indicar qual o tipo de instalação pretendida, sendo esta informação usada para melhorar a estimativa de custos associados à instalação do equipamento.

Nota: Caso seja um instalador ou fornecedor de soluções solares fotovoltaicas, por favor envie a informação dos seus produtos e serviços para a nossa equipa, e incluiremos as suas ofertas na nossa base de dados.

Existem subsídios para este tipo de investimento?

Foi recentemente lançado um Fundo de apoio Ambiental para tornar os edifícios mais sustentáveis.

Este fundo comparticipa até 70%, a fundo perdido, em diversos tipo de investimentos, nomeadamente na aquisição e instalação de painéis solares.

Para a instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo, existe o limite de 2.500 Euros por investimento.

Podem candidatar-se a este Programa de Apoio, pessoas singulares, proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, construídos até ao final do ano de 2006. Os edifícios de habitação abrangidos incluem: (i) edifícios unifamiliares, (ii) frações autónomas em edifícios multifamiliares ou (iii) edifícios multifamiliares.

O prazo para apresentação das candidaturas ao Programa de Apoio decorre de 7 de setembro de 2020 até às 23h59 do dia 31 de dezembro de 2021 ou até esgotar a dotação prevista.

De forma a facilitar as contas, o Payper inclui no seu simulador qual o montante máximo comparticipado e apresenta-lhe o prazo de recuperação do investimento, com e sem este apoio.

Iremos lançar mais informações para ajudar a nossa comunidade a candidatar-se a este fundo. Esteja atento.

Onde posso obter os contatos dos instaladores disponíveis na minha zona?

O Payper facilita a comunicação com os diferentes instaladores, permitindo aos seus membros comunicar facilmente com os diferentes instaladores para obterem uma proposta detalhada e poderem agendar a instalação do equipamento.

O Payper apenas envia um email para o instalador, com o seu conhecimento. Caso não receba nenhuma comunicação desse fornecedor, poderá contactá-lo telefonicamente ou pedir nova cotação a outros instaladores.


Aceda à sua conta ou, caso ainda não o tenha feito, crie uma conta e comece a poupar ainda mais com a comunidade Payper.


Comentários