Um estudo recentemente publicado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) revela que, entre outubro e novembro de 2020, os três principais operadores de comunicações eletrónicas em Portugal (MEO, NOS e Vodafone), aumentaram as mensalidades das suas ofertas base “triple play” em cerca de 3% (i.e., + 1 euro, para cerca de 31 euros). Estas alterações afetam os novos subscritores e os subscritores correntes no momento em que pretenderem renovar o seu contrato (por exemplo, no final dos respetivos períodos de fidelização).
A este aumento de preços, que ocorreu num período de tempo relativamente curto, junta-se uma redução da qualidade deste tipo de ofertas, visto que a velocidade de download anunciada baixou de 100 Mbps para 30 Mbps.
Note-se que as alterações ocorridas afetarão potencialmente um grande número de subscritores. As ofertas “triple play” são subscritas por cerca de 1,7 milhões de clientes em Portugal, representando cerca de 40% do total de subscritores em pacote. De acordo com a informação disponível, a proporção de clientes de “triple play” que subscreveram a oferta base varia de forma significativa entre os operadores em causa (estima-se que entre cerca de 2% e cerca de 50%, consoante o operador).
Estas mudanças ocorrem numa altura em que os utilizadores estão particularmente dependentes do abastecimento de conectividade para fins profissionais ou educativos, devido ao atual contexto de pandemia.
Por outro lado, os consumidores estão desprovidos de alternativas equivalentes. A NOWO, o quarto principal operador de comunicações eletrónicas em local fixo, e que oferece as mensalidades de ofertas “triple play” mais reduzidas (cerca de 24 euros), não se encontra presente em todo o território nacional.
Este aumento generalizado dos preços de ofertas base “triple play” vem também agravar a diferença de preços de serviços de telecomunicações praticados em Portugal e na União Europeia. De acordo com os estudos de comparação internacionais promovidos pela Comissão Europeia, em outubro de 2018 os preços de pacotes “triple play” em Portugal eram superiores à média da UE28 entre 2% e 12,7%.
O Payper oferece suporte para telecomunicações, através do qual poderá comparar os seus gastos com outras ofertas disponíveis no mercado. Esta funcionalidade permite ajustar a sua pesquisa por serviços de telecomunicações, de acordo com diversas características dos serviços.
Em particular, o Payper permite-lhe comparar de modo transparente os pacotes “triple play” dos diversos operadores de telecomunicações. Caso encontre uma oferta de telecomunicações adequada às suas preferências, poderá facilmente proceder à adesão através do Payper, que acompanha todo o processo de adesão.
Comentários
Enviar um comentário