Efeitos da Covid-19 no mercado de energia

A pandemia associada à Covid-19 está a causar sérios transtornos em todos os setores da economia portuguesa, e o mercado de energia não é exceção. Em particular, a grande maioria da população tem permanecido mais tempo nas suas casas do que é habitual, sendo expectável um aumento substancial dos consumos domésticos de energia. Deste modo, prevê-se que os gastos das famílias relativos ao consumo energético venham a disparar nas próximas semanas.




Vários comercializadores de energia estão a enfrentar este problema, oferecendo soluções excecionais de faturação. Por exemplo, a EDP Comercial anunciou que os seus clientes poderão “flexibilizar o prazo e modo de pagamento das faturas, sempre que seja manifestada essa necessidade.” Neste comunicado, a EDP Comercial informou também que irá “suspender todos os cortes agendados para esta semana, sendo esta uma medida que deverá ser mantida no decurso das próximas semanas.”

Por seu lado, a Gold Energy criou um fundo de energia que lhe permitirá “oferecer um mês de eletricidade e gás totalmente grátis para pessoas que sofram quebra de rendimentos devido ao impacto da Covid-19. Este apoio é válido para todos os interessados que comprovem a sua situação de perda de rendimento devido à Covid-19, ligando para a linha gratuita 800 500 292, que estará ativa a partir do dia 18 de março.” O fundo de energia da Gold Energy disponibiliza 300,000 € para financiar no máximo 6,000 clientes durante a situação de alerta decretada pelo governo.

À semelhança da EDP Comercial e da Gold Energy, espera-se que outros comercializadores de energia venham a tomar medidas excecionais de faturação. Em todo o caso, recomendamos cautela às famílias no consumo doméstico de energia, de modo a evitar gastos excessivos em eletricidade e gás.

Por fim, é importante notar que certas opções horárias de faturação (e.g., opção bi-horária) serão particularmente dispendiosas no atual cenário de consumo indiscriminado ao longo do dia e da semana. Neste sentido, aconselhamos todos os utilizadores do Payper a consultar as suas faturas, e considerar uma mudança de opção horária caso tal se justifique.

Comentários

  1. Sou cliente da GoldEnergy. Sabem o que devo fazer para aceder ao fundo de apoio?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário