Efeitos
da Covid-19 no mercado de energia
A pandemia associada à Covid-19
está a causar sérios transtornos em todos os setores da economia portuguesa, e
o mercado de energia não é exceção. Em particular, a grande maioria da
população tem permanecido mais tempo nas suas casas do que é habitual, sendo
expectável um aumento substancial dos consumos domésticos de energia. Deste
modo, prevê-se que os gastos das famílias relativos ao consumo energético
venham a disparar nas próximas semanas.
Vários comercializadores
de energia estão a enfrentar este problema, oferecendo soluções excecionais de
faturação. Por exemplo, a EDP
Comercial anunciou que os seus clientes poderão “flexibilizar
o prazo e modo de pagamento das faturas, sempre que seja manifestada essa
necessidade.” Neste comunicado, a EDP Comercial informou também que irá “suspender
todos os cortes agendados para esta semana, sendo esta uma medida que deverá
ser mantida no decurso das próximas semanas.”
Por seu lado, a Gold
Energy criou um fundo de energia que lhe permitirá
“oferecer um mês de eletricidade e gás totalmente grátis para pessoas que
sofram quebra de rendimentos devido ao impacto da Covid-19. Este apoio é válido
para todos os interessados que comprovem a sua situação de perda de rendimento
devido à Covid-19, ligando para a linha gratuita 800 500 292, que estará ativa
a partir do dia 18 de março.” O fundo de energia da Gold Energy disponibiliza
300,000 € para financiar no máximo 6,000 clientes durante a situação de alerta
decretada pelo governo.
À semelhança da EDP
Comercial e da Gold Energy, espera-se que outros comercializadores de energia
venham a tomar medidas excecionais de faturação. Em todo o caso, recomendamos cautela
às famílias no consumo doméstico de energia, de modo a evitar gastos excessivos
em eletricidade e gás.
Por fim, é importante
notar que certas opções horárias de faturação (e.g., opção bi-horária) serão
particularmente dispendiosas no atual cenário de consumo indiscriminado ao
longo do dia e da semana. Neste sentido, aconselhamos todos os utilizadores do
Payper a consultar as suas faturas, e considerar uma mudança de opção horária
caso tal se justifique.

Sou cliente da GoldEnergy. Sabem o que devo fazer para aceder ao fundo de apoio?
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