O Payper já oferece
suporte para o carregamento de faturas de telecomunicações. Ao contrário dos
contratos de eletricidade e gás, que não contemplam um período de fidelização,
os contratos com operadores de telecomunicações geralmente incluem um período
de fidelização até 24 meses.
A Autoridade da
Concorrência (AdC) publicou recentemente um estudo
sobre a fidelização nos serviços de telecomunicações, no qual alerta para os
efeitos negativos da fidelização no mercado de telecomunicações.
Apesar de a Lei das
Comunicações Eletrónicas, em vigor desde 2016, permitir a
celebração de contratos de telecomunicações sem fidelização, a AdC constata que
cerca de 84% dos consumidores portugueses contratam serviços de
telecomunicações com um período de fidelização de 24 meses, e que não foi estabelecido
um período de fidelização em apenas 4% dos contratos. Ainda segundo a AdC, atualmente
mais de 72% dos serviços fixos contratados incluem um prazo de fidelização que,
em 99% dos casos, tem uma duração entre 18 e 24 meses.
Embora um contrato com
fidelização seja aparentemente menos dispendioso para o consumidor, os custos
associados ao cancelamento deste tipo de contrato (e.g., custos de instalação,
canais premium, dados associados ao pacote) podem atingir centenas
ou milhares de euros. Estes custos de cancelamento de contrato
são frequentemente proibitivos e resultam numa elevada inércia dos
consumidores: cerca de 51% dos consumidores portugueses não mudaram de operador
e 68% dos que mudaram de operador fizeram-no após o termo do período de
fidelização.
De acordo com a
Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), todas as faturas de
telecomunicações com nível mínimo de detalhe devem conter informação relativa
ao período de fidelização, bem como o montante em dívida relativo à fidelização
com o operador. As faturas de telecomunicações com nível mínimo de detalhe
podem ser solicitadas pelo cliente ao operador sem encargos adicionais, e emitidas
em papel ou formato digital.
Em linha com as
recomendações da AdC para a mobilidade dos consumidores de telecomunicações, o
Payper poderá processar as suas faturas de telecomunicações e extrair a data de
término do período de fidelização com o seu operador. Esta informação permitirá
ao Payper notificá-lo quando o período de fidelização for ultrapassado, ou
quando houver um aumento da mensalidade cobrada pelo seu operador.
O Payper irá assim
mantê-lo a par da sua situação contratual com o operador, e indicará o melhor
momento para uma eventual mudança de contrato de telecomunicações.

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